metropoles.com

Técnicos do Ibama dizem: 3 mil cargas de madeira ilegal saíram do país

Cargas teriam sido exportadas para vários países sem a autorização do órgão e se assemelham a carregamentos de madeireiras retidos nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Federal
APREENSAO-MADEIRAS-PF
1 de 1 APREENSAO-MADEIRAS-PF - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Cerca de 3 mil cargas de madeira da Amazônia no Pará foram exportadas para vários países sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A denúncia foi feita por técnicos do órgão à Polícia Federal. Essas cargas se assemelham a carregamentos de três madeireiras retidos nos EUA, o que está sob investigação da Operação Akuanduba da PF. São informações da Folha de S.Paulo.

A acusação foi feita por dois servidores do Ibama que, segundo informaram à PF, atuam na área de fiscalização dessas exportações. Um outro técnico confirmou tudo, sem, no entanto, precisar a quantidade de madeira enviada para fora, citando apenas que foram “milhares”.

Questionado pela Folha, o Ibama disse que “todas as dúvidas serão respondidas em juízo”. Os técnicos foram ouvidos como testemunhas e seus depoimentos foram transcritos nos relatórios da investigação policial.

Facilitação de contrabando

A Operação Akuanduba foi deflagrada pela PF no último dia 19. Ela investiga crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Entre os alvos estão o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, afastado do cargo por 90 dias, a exemplo de outros oito servidores da área ambiental do governo Bolsonaro.

Após o início da operação, Salles foi à Superintendência da PF, em Brasília, por conta própria. Pelo menos 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no DF e nos estados de São Paulo e do Pará.

Entre os endereços, estão a sede do Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e o apartamento de Salles, em São Paulo. As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?