metropoles.com

Técnica que aplicou vacina de vento em posto de Copacabana é afastada

Para Eduardo Paes, prefeito do Rio, o episódio é “caso de cadeia, cana”. Estado tem ainda mais três casos em investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rio de Janeiro – A técnica de enfermagem acusada de aplicar “vacina de vento” em uma idosa em posto de Saúde em Copacabana, zona sul do Rio, foi afastada pela secretaria municipal de Saúde. A irregularidade teria acontecido no último dia 27 e foi revelada pela filha da paciente, que filmou a aplicação.

Ao rever a gravação, percebeu que a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima de líquido.

Para o prefeito Eduardo Paes, a situação é “caso de cadeia”. “Isso tem que ser apurado. Se aconteceu é cana. É inconcebível”, disse, durante plenária na Câmara de Vereadores do Rio.

Por conta da denúncia, a Polícia Civil do Rio abriu inquérito para  apurar o caso. Na tarde desta quarta-feira (24/2), a técnica de enfermagem prestou depoimento à polícia. A profissional poderá responder por crime de peculato.

Diante da dúvida levantada, a paciente teve a vacina reaplicada, para garantir a imunização.

Gravação é recomendada

Em nota, a secretaria de Saúde informa que “fotos e vídeos do momento da aplicação estão liberados e são recomendados”. Em caso de quaisquer dúvidas, as famílias devem solicitar esclarecimento aos profissionais imediatamente.

Ainda segundo a pasta, “todos os casos em que forem levantadas dúvidas sobre a aplicação da vacina serão devidamente apurados pela secretaria. Caso constatada qualquer inadequação, as medidas cabíveis serão tomadas”.

A suposta aplicação de “vacinas de vento” — quando, apesar da perfuração da agulha, o paciente não recebe o líquido imunizante — é investigada em pelo menos mais três casos.

Um, também na capital fluminense, que, portanto, registra dois casos; outro em Petrópolis; e um terceiro em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Neste último, a polícia indiciou por peculato e infração de medida sanitária uma técnica de enfermagem que não apertou o êmbolo da seringa ao atender um idoso de 90 anos, em um posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?