metropoles.com

Tebet sobre taxa de juros: “Diferença entre veneno e remédio está na dose”

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de evento sobre taxa de juros no Senado Federal nesta quinta-feira (27/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Simone Tebet
1 de 1 Simone Tebet - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou, nesta quinta-feira (27/4), que a taxa de juros é necessária para combater a inflação. No entanto, para a ministra, o índice deve ser discutido.

“Quando falamos em juros e inflação, não podemos deixar no meio do caminho o crescimento. Os juros são necessários para combater inflação. Mas a diferença entre o veneno e o remédio está na dose em que aplicamos. 13,75% é muito ou pouco? Poderíamos baixar sem aumentar a inflação? Esta é uma pergunta que foi amplamente discutida”, disse.

Tebet participou, nesta manhã, de um debate sobre traxa de juros e inflação. O evento ocorreu no Senário Federal, e contou com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A sessão foi convocada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Tebet conversou com a imprensa ao fim do debate e falou que, com a reforma tributária, que teve projeto enviado ao Congresso Nacional no início do mês, o país voltará a ter crescimento.

“Precisamos de crescimento. Primeiro com a reforma tributária, que vai fazer o setor empresarial competitivo e gerar emprego. E o segundo é mais estrutural, é garantir ao trabalhador que ele tenha qualificação da mão de obra e com educação pública de qualidade da infância até o ensino médio”, pontuou.

A ministra do Planejamento também mencionou os índices das renúncias fiscais no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“Quando cheguei nesta casa, falávamos nas renúncias fiscais em 2% do PUB. Hoje elas passam de 4%. Há uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada no Congresso que dá prazo de oito anos para reduzirmos essas renúncias. Estamos falando em R$ 400 bilhões em renúncias fiscais”, afirmou a ministra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?