metropoles.com

Tebet diz que reforma tributária é única “bala de prata” do governo

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que a reforma tributária será feita ainda neste ano, mas não estipulou data

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
simone tebet em foto colorida close
1 de 1 simone tebet em foto colorida close - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) afirmou nesta segunda-feira (13/2) que a reforma tributária é a “única bala de prata” para acabar “decisivamente com os problemas do Brasil”. Segundo ela, a medida será aprovada até o final do ano no Congresso Nacional.

“Vai ser fácil? Não. Ela é difícil? Ela é difícil. Mas talvez pelo Brasil ter chegado pela primeira vez no consenso, quase praticamente, da unanimidade da importância dela como a única bala de prata que nós temos para fazer com que o Brasil diminua o custo da sua produção, acabe com a burocracia, torne o setor produtivo mais competitivo e, com isso, tenha maior produtividade e melhore a economia, gerando emprego, renda, distribuição de renda… Eu diria que a reforma tributária é a nossa vacina econômica”, disse.

A declaração da ministra foi feita no evento “Plano de Voo Amcham 2023” promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Antes, Tebet havia se reunido com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também para tratar da reforma. 

Segundo a ex-senadora, o impacto do avanço da tramitação da reforma tributária será a queda de juros. “Queremos viabilizar [a reforma tributária] até o final do ano. Não será em quatro ou cinco meses. Mas cada avanço trará sinalização positiva ao mercado. E poderemos ver os juros caindo com as perspectivas futuras de estabilidade”, afirmou.

A pauta é tida como prioritária no governo Lula. Membros da equipe do presidente afirmam que o mandatário deverá utilizar os projetos sobre o tema que já tramitam no Congresso Nacional para sugerir a nova reforma. A expectativa da equipe econômica é de enviar a proposta reformulada ao Legislativo ainda no primeiro semestre.

Levantamento feito com 500 executivos e divulgado pela Amcham, nesta segunda-feira, mostrou que 68% consideram a medida uma ação prioritária para acelerar o crescimento econômico. No entanto, apenas 34% afirmam acreditar que ela seja aprovada até o final do ano.

Reforma tributária

Atualmente, duas propostas de reforma tributária tramitam no Congresso Nacional. Uma delas é a PEC 110/2019, que está travada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Há também a PEC 45/2019, que corre na Câmara dos Deputados, passou por comissão mista e já pode ser encaminhada ao plenário da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?