metropoles.com

TCU manda Receita retomar fiscalização a fabricantes de bebidas

Sistema operou de 2009 a 2016 para verificar fabricação e arrecadação de bebidas, mas um ato normativo do Fisco paralisou a fiscalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Fachada do prédio da Receita Federal do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Fachada do prédio da Receita Federal do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A Receita Federal tem 60 dias para religar um sistema de controle de produção e arrecadação de bebidas no Brasil. A ferramenta, chamada Sicobe, funcionava até 2016, mas um ato normativo do Fisco a paralisou. A determinação é do Tribunal de Contas da União (TCU).

A decisão do TCU considerou ilegal a decisão de interromper o mecanismo de fiscalização. Ele foi substituído por outra forma de controle na qual as indústrias declaram a produção. O sistema que deve ser restabelecido atuou de 2009 a 2016.

O controle era exercido em 1.200 linhas de produção em todo o Brasil e contribuía para que a Receita Federal recolhesse quase R$ 17 bilhões em impostos por ano dos fabricantes de bebidas.

O TCU passou a atuar no caso após uma denúncia. As informações eram de que haveria eventuais irregularidades. Isto teria causado fragilidades na fiscalização tributária, inclusive com prejuízos à Casa da Moeda.

A decisão do tribunal é de 2023, mas a Receita Federal havia recorrido. O argumento foi de que o julgamento do TCU seria uma intercessão. “Interferência indevida no exercício de poder discricionário conferido ao Poder Executivo Federal”.

“Não há margem para interpretação na direção de que a Receita Federal pode a seu bel prazer aniquilar por completo a obrigação de controlar a produção de bebidas”, frisou o relator do caso, ministro Vital do Rêgo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?