TCU autoriza leilão de concessão de Congonhas e outros 14 aeroportos
Certame será dividido em três blocos, com previsão de arrecadar R$ 7,3 bilhões em investimentos ainda neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval nesta quarta-feira (1º/6) para o governo federal leiloar a concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e de outros 14 terminais no país.
O relator do processo, ministro Walton Alencar, afirmou que não houve irregularidades e que o processo de desestatização pode continuar. “Não foram identificadas quaisquer irregularidades ou impropriedades que desaconselhem a continuidade da sétima rodada de concessões aeroportuárias”, ressaltou.
Com o sinal verde, o Ministério da Infraestrutura deve realizar o leilão na primeira ou segunda semana de agosto. O certame será dividido em três blocos, com previsão de arrecadar R$ 7,3 bilhões em investimentos.
Entrarão no leilão os aeroportos de:
- Congonhas e Campo de Marte (SP);
- Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã (MS);
- Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA);
- Jacarepaguá (RJ);
- Montes Claros, Uberlândia e Uberaba (MG); e
- Macapá (AP).
Inicialmente, o Aeroporto Santos Dumont estava na lista, mas foi excluído em fevereiro após pedido do governo do Rio de Janeiro. A expectativa é que essa concessão aconteça no segundo semestre de 2023, junto com o terminal do Galeão.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.