metropoles.com

Taxa de ocupação de UTI em Guarulhos vai de 72% a 94% em uma semana

Complexo Hospitalar Padre Bento está com 100% dos leitos de UTI ocupados; pacientes estão sendo remanejados para outras cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Movimentação Hospital de Campanha Covid-19 em Osasco SP
1 de 1 Movimentação Hospital de Campanha Covid-19 em Osasco SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — Na primeira semana do ano, Guarulhos, na Grande São Paulo, tem seus maiores hospitais com uma taxa de 100% de ocupação dos leitos dedicados ao tratamento de Covid-19.

No dia 31 de dezembro de 2020, a média da taxa de ocupação de todos os hospitais públicos da cidade era de 72,5%. Após a virada de ano, no primeiro dia útil de 2021 (4/1), o índice havia saltado para 93,5%. Segundo último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos na quarta-feira (6/1), a taxa atual é de 93,4%.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Guarulhos registrou 533 novos casos de infecção pelo novo coronavírus nesta primeira semana de 2021. No período, 17 pessoas morreram.

O Complexo Hospitalar Padre Bento possui 18 leitos de UTI e está com 100% deles ocupados há dois dias. Segundo funcionários do hospital ouvidos pelo Metrópoles, diariamente chegam três ou quatro pacientes com quadro grave de Covid-19 e que permanecem num setor de emergência até que alguém tenha alta ou morra nos leitos de terapia intensiva.

Além do Padre Bento, o Hospital Geral também atingiu 100% de ocupação de leitos de UTI nesta semana e o Hospital Municipal de Urgências chegou a 100% de utilização dos leitos de enfermaria. Os números atuais ainda não estão disponíveis porque as prefeituras de toda a Grande São Paulo estão realizando remanejamentos de pacientes.

A Prefeitura Municipal de Guarulhos anunciou que contratará leitos na rede particular da cidade para atender a demanda. Até lá, novos pacientes estão sendo remanejados para São Paulo e outras cidades do entorno.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 23% dos leitos para infectados por Covid-19 estão ocupados por habitantes das cidades vizinhas.

Está prevista a abertura de mais dez leitos no Complexo Hospitalar Padre Bento para os próximos dias.

6 imagens
O aeroporto também regiustra momentos de aglomeração e o uso de máscaras é obrigatório
Aeroporto
1 de 6

Aeroporto

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 6

O aeroporto também regiustra momentos de aglomeração e o uso de máscaras é obrigatório

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 6

Aeroporto

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 6

Fábio Vieira/Metrópoles
6 de 6

Fábio Vieira/Metrópoles
Taxas alarmantes na Grande SP

Outras cidades da região metropolitana de São Paulo também apresentaram nesta semana hospitais estaduais com taxas de ocupação de leitos acima de 90% em algum momento. É o caso de Itapevi, que bateu o 100% no dia 4 de janeiro.

Em São Paulo, a semana também começou altas taxas de internação. A ocupação em Sapopemba foi de 100%, em Guaianases, de 90%, no Ipiranga, 88,9% e na Vila Penteado, 82%.

Reclassificação do Plano SP

O governo de São Paulo adiou a atualização do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena durante a pandemia do novo coronavírus, será feita nesta sexta-feira (8/1). A previsão era de que a reclassificação do estado fosse divulgada nesta quinta-feira (7/1).

Para tentar conter o avanço da contaminação, o governo de São Paulo colocou todo o estado para a fase vermelha, mais restritiva da quarentena, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro. Nesse período, apenas serviços essenciais eram autorizados a funcionar.

Foram registradas aglomerações e festas clandestinas por todo estado. Hoje, apenas Presidente Prudente está na fase vermelha.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?