Tartaruga sufocada por lixo é resgatada por surfistas em praia do Rio
Animal estava com dificuldades de respirar após se engasgar com lixo jogado na areia da praia de São Conrado, na zona sul do Rio
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Dois surfistas salvaram uma tartaruga na praia de São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. O animal foi encontrado na manhã dessa terça-feira (26/7), por volta das 9h e estava com dificuldades de respirar.
Os surfistas acreditam que o animal possa ter se engasgado com lixo na areia da praia. O resgate foi feito por Eric Poseidon e Marcos Bambam Nascimento, que encontraram o animal:
“Ela está doente, não está respirando. A bichinha tá vida, aqui ela querendo respirar”, disse Eric no vídeo. Eles conseguiram colocar a tartaruga na prancha para tentar identificar o que estava acontecendo, mas não encontraram nada na boca do animal.
Ao Metrópoles, Eric disse que quando avistou o casco, achou que a tartaruga estivesse morta: “quando cheguei perto dela, estava com olhos fechados, mas assim que eu coloquei a mão, ela esguichou a cabeça e abriu a boca. Coloquei na prancha e levei para a areia para tentar ajudar de alguma forma”, disse o surfista à reportagem.
Os registros foram feitos através de uma câmera GoPro, que Eric costuma a levar quando vai surfar. Eric, Marcos e Marcelo de Farias, que fez as fotos, fazem parte do grupo Salvemos São Conrado.
“A parte do pescoço inchava, como se tivesse algo engasgando ela. Abri a boca dela para ser te tinha alguma coisa, quase arrancou meu dedo, não queria abrir de jeito nenhum, mas vimos que ela já tinha engolido, não tinha como tirar. Ajudamos ela engolir para conseguir respirar melhor e a deixamos descansar”, contou o surfista.
Todo o resgate durou cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, eles voltaram com o animal para a água e conseguiram mergulhar com a tartaruga até o fundo do mar. “Espero que ela vive 100 anos”, disse Eric.
Para Marcos Bambam, a melhor parte foi não ter encontrado ela na areia nesta quarta-feira (27/7): “O bom disso é que não encontramos ela hoje. Se a tartaruga estivesse doente mesmo, iria aparecer morta na praia. Se não encontramos, é porque ela está viva”, comemorou o surfista.