metropoles.com

Tamanduá-bandeira é flagrado passeando por rua de Goiânia; vídeo

Animal foi flagrado por populares, durante a madrugada, andando por rua da capital goiana. Casos estão cada vez mais comuns na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
goias tamandua ruas goiania
1 de 1 goias tamandua ruas goiania - Foto: Reprodução

Goiânia – O maior dos tamanduás, o bandeira, foi flagrado andando tranquilamente por rua da capital goiana durante a madrugada desse domingo (24/10). Um vídeo registrado por populares mostra o animal passeando pela Vila João Vaz, na região oeste do município.

Nas imagens, a pessoa que faz a filmagem fala a localização do animal e que vai acionar o Corpo de Bombeiros para o resgate do animal, no entanto, a corporação não registrou nenhuma ocorrência.

Veja o registro:

“Tadinho, deve estar perdido, né?!”, diz o homem que registrou o vídeo.

Também é possível ouvir, no vídeo, o barulho da manifestação de diversos cachorros com a passagem do animal pela rua.

Presença na cidade

Os flagrantes de animais silvestres como tamanduás em centros urbanos estão cada vez mais comuns. No início de outubro, um tamanduá-mirim foi resgatado após se refrescar na piscina de uma residência em Caldas Novas, distante cerca de 170 km de Goiânia. Segundo a moradora da casa, onde o tamanduá foi visto, ela mora nas proximidades do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

Em março, outro tamanduá-bandeira também foi visto andando pela cidade de Goianira, na região metropolitana de Goiânia. O animal caminhava tranquilamente pelas vias públicas. Depois, foi se esconder no capim de um lote baldio. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer o resgate. O animal foi capturado no lote. Posteriormente, o bicho foi solto em uma área de conservação que fica afastada da zona urbana.

O tenente Guilherme Lisita, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros da cidade, disse ao Metrópoles que tem sido cada vez mais comum a presença de animais silvestres no meio urbano.

4 imagens
Bombeiros registram movimento de ‘abraço’ de tamanduá-mirim em Morrinhos, Goiás
Tamanduá foi flagrando durante banho de piscina em Caldas Novas (GO)
O animal procurou abrigo em um lote baldio, mas foi capturado e solto em uma área de conservação
1 de 4

Tamanduá-bandeira foi flagrado andando tranquilamente por Goiânia

Reprodução
2 de 4

Bombeiros registram movimento de ‘abraço’ de tamanduá-mirim em Morrinhos, Goiás

Reprodução: Corpo de Bombeiros de Goiás
3 de 4

Tamanduá foi flagrando durante banho de piscina em Caldas Novas (GO)

Reprodução
4 de 4

O animal procurou abrigo em um lote baldio, mas foi capturado e solto em uma área de conservação

Corpo de Bombeiros
Cobra

Na mesma época, bombeiros realizaram o resgate de outro animal na cidade: uma jiboia que foi encontrada por moradores em um lote. Ela foi capturada e também solta em uma mata nas imediações de Goianira.

“Para resguardar a vida humana e também do animal, a gente faz a captura e verifica as condições do bicho. Quando ele está saudável, a gente solta direto no meio ambiente”, explica o tenente Lisita. Se tiver algum ferimento, o animal recebe tratamento antes de ser solto.

O maior

O tamanduá-bandeira é a maior das espécies de tamanduás. É facilmente reconhecido pelo seu longo focinho, dotado de língua que usa para coletar formigas, cupins e outros insetos. Outra característica é a calda peluda com aparência de uma bandeira. Vem daí a sua denominação. Atinge, em média, de 1,8 m a 2,1 m de comprimento. O peso pode chegar em torno de 40 kg.

É muito comum no bioma Cerrado, mas pode ser encontrado em vários ambientes de savanas e florestas das Américas do Sul e Central. É listado como espécie vulnerável quanto ao risco de extinção. Mas já está extinto em lugares como o Uruguai e sofre sérios riscos na América Central. É suscetível a morte por queimadas ou atropelamentos.

Em Goiás e Brasília são vistos frequentemente em campos abertos à procura de alimentos e às margens de rodovias. Mas também pode ocorrer de aparecerem em zonas urbanas, como foi o caso desse espécime resgatado em Goianira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?