Suzane Von Richthofen é aprovada no Sisu e vai cursar Turismo
Em regime semiaberto há cinco anos, a detenta foi selecionada em 8º lugar no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de SP
atualizado
Compartilhar notícia
Condenada pelo assassinato dos próprios pais, há 17 anos atrás, Suzane Von Richthofen foi aprovada, nesta semana, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela está em regime semiaberto há cinco anos e já foi liberada para frequentar a universidade.
Na lista de aprovados, Suzane aparece em oitavo lugar em um curso de Gestão de Turismo no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de São Paulo (IFSP). A unidade selecionada em sua aplicação é a de Campos do Jordão, que fica a 40 km do presídio de Tremembé, onde ela cumpre pena de 39 anos de prisão.
A detenta concorreu para uma vaga no curso noturno e ganhou o aval da instituição de ensino para se matricular após atingir uma pontuação de 608.42 pontos — há outros 35 estudantes selecionados. A nota dela foi 24 pontos menor do que a da primeira colocada.
Desde que sua pena progrediu, em 2015, ela ganhou direito a saídas temporárias em datas específicas e, fora da cadeia, mostrou-se disposta a interações sociais.
A legislação brasileira prevê que presos em regime semiaberto podem deixar a prisão para estudar, desde que voltem para a cadeia após os horários de aulas. O mesmo pode ser feito em relação a trabalhos. No caso dos estudos, é necessário manter bom desempenho para que a autorização para as saídas continue válida.