metropoles.com

Suzane von Richthofen deixa prisão por 10 dias e pretende não voltar

Nesse período, a defesa dela tentará derrubar a necessidade de um teste psicológico, única barreira à liberdade definitiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ullisses Campbell/Veja
Suzane von Richthofen
1 de 1 Suzane von Richthofen - Foto: Ullisses Campbell/Veja

Suzane von Richthofen, 34 anos, deixou a Penitenciária de Tremembé (SP), às 8h50 desta quinta-feira (8/3), para passar 10 dias fora da cadeia. Seu noivo, Rogério Olberg, 37, a esperava desde as 6h. De mãos dadas, mas sem beijo diante dos fotógrafos, o casal entrou em um carro e partiu para Angatuba (SP), a 362km do presídio. As informações são da revista Veja.

Enquanto Suzane aproveita o período na pacata cidade de 20 mil habitantes, seus advogados tentarão mantê-la definitivamente em liberdade. Condenada a 39 anos de prisão por ajudar na morte dos pais, em 2003, ela já cumpriu um sexto da pena. Assim, poderia progredir para o regime aberto. Mas, embora seu alvará de soltura definitivo necessite apenas da assinatura da juíza da 1ª Vara de Execuções Penais de Taubaté, Wania Regina Gonçalves da Cunha, o promotor que acompanha a execução da pena, Paulo de Palma, quer que Suzane seja submetida ao teste de Rorschach antes de ser solta.

Também conhecido como teste do borrão, a avaliação consiste em apresentar a alguém uma série de cartões contendo manchas de tinta e revela traços marcantes da personalidade. Com isso, poderia indicar se Suzane seria capaz de cometer novamente crime semelhante ao que a levou para trás das grades.

Como ela já foi submetida ao teste de Rorschach há quatro anos, a juíza Wania Regina dispensou a nova análise, mas o Ministério Público recorreu a instâncias superiores. Em 2014, segundo documentos anexados ao processo de execução penal de Suzane, a avaliação psicológica mostrou que ela tem “egocentrismo elevado” e “agressividade camuflada”, além de ser “manipuladora, insidiosa e narcisista”.

Passeio e selfies
Rogério Olberg se encantou por Suzane em uma das visitas feitas à irmã dele, que também está presa em Tremembé. Em maio de 2017, durante saída temporária da condenada, ele e Suzane passearam juntos pelas ruas da pequena Itapeva (SP), cidade de 22 mil habitantes, onde Olberg mora.

Nas redes sociais, alguns moradores postaram selfies com Suzane. Outros ficam indignados com a presença da detenta por lá.

12 imagens
Suzane com o noivo em um restaurante
Suzane em um dos saidões da prisão
Daniel Cravinhos, namorado de Suzane à época do crime, matou os pais dela e contou com a ajuda do irmão dele, Cristian. O namoro dos dois acabou
Suzane von Richthofen segue cumprindo a pena no regime semiaberto
Ex-namorado de Suzane, Daniel Cravinhos, executou o crime
1 de 12

2 de 12

Suzane com o noivo em um restaurante

3 de 12

Suzane em um dos saidões da prisão

4 de 12

Daniel Cravinhos, namorado de Suzane à época do crime, matou os pais dela e contou com a ajuda do irmão dele, Cristian. O namoro dos dois acabou

5 de 12

Suzane von Richthofen segue cumprindo a pena no regime semiaberto

Reprodução
6 de 12

Ex-namorado de Suzane, Daniel Cravinhos, executou o crime

7 de 12

Suzane

8 de 12

Suzane, o irmão e os pais

Reprodução
9 de 12

Divulgação/Youtube
10 de 12

Reprodução
11 de 12

Em 2016, ela obteve o benefício de saída da cadeia pela primeira vez

Reprodução
12 de 12

Um dos crimes de grande repercussão no país, o caso Richthofen foi cometido por um casal. Suzane planejou a morte dos pais com o auxílio do então namorado, Daniel Cravinhos

Livro
Prestes a ganhar liberdade definitiva, Suzane será personagem de um romance policial inédito. Produzido pela Editora Abril e ainda sem título divulgado, o livro será lançado no fim do primeiro semestre de 2018. Escrita pelo jornalista Ullisses Campbell, da revista Veja, a obra conta a história da assassina paulistana a partir de suas relações afetivas. Duas produtoras de cinema já demonstraram interesse nos direitos autorais do livro para adaptá-lo a filme.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?