metropoles.com

Suspeitos de agredir Moraes pedem acesso antecipado a vídeos da Itália

O advogado de Roberto Mantovani, Andreia Munarão e Alex Zanata pediu ao STF cópia imediata das imagens, antes da equipe de perícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Nas imagens coloridas, Andreia Munarão, Alexandre Zanatta e o empresário Roberto Mantovani Filho - Metrópoles
1 de 1 Nas imagens coloridas, Andreia Munarão, Alexandre Zanatta e o empresário Roberto Mantovani Filho - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmar em coletiva que as imagens do sistema de monitoramento do aeroporto de Roma, na Itália, que mostram as agressões contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e seu filho, chegarão ao Brasil nesta sexta-feira (1º/9), a defesa dos três investigados pediu para ter acesso ao material antes da perícia especializada da Polícia Federal.

Ralph Tórtima, advogado de defesa de Roberto Mantovani Filho, Andreia Munarão e Alex Zanata Bignotto, pediu o acesso às imagens de forma imediata, assim que chegarem ao Brasil.

“Em conformidade com os princípios fundamentais do contraditório e da ampla defesa, positivados no art. 5º, LV, da Constituição Federal, é a presente para requerer – o que se faz sempre de maneira respeitosa – o fornecimento de cópia integral das imagens provenientes da Cooperação Internacional com a República Italiana, imediatamente após o recebimento pela Polícia Federal, portanto antes de eventual encaminhamento à perícia técnica especializada, nos termos do que asseguram a Súmula Vinculante 24/STF e o artigo 7º, inciso XIV, da Lei 8.906/94”, pediu o advogado ao STF.

Dino falou sobre a data de chegada das imagens ao Brasil durante o lançamento de um projeto sobre pessoas desaparecidas, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).

“A informação que tenho, obtidas há meia hora, é que, até sexta-feira, essas imagens estarão efetivamente enviadas ao Senajus, que é o órgão de cooperação jurídica internacional, e então serão entregues à Polícia Federal”, explicou Dino à imprensa.

Demora

Segundo o ministro, houve uma tramitação mais alongada do que o previsto, para o envio dessas imagens ao Brasil. Houve uma decisão do governo italiano de passar a situação pelo Ministério Público local, que por sua vez deu parecer favorável ao envio das imagens, e o judiciário acatou o parecer.

A Polícia Federal abriu um inquérito depois que o ministro Alexandre e seu filho denunciaram que foram agredidos verbalmente e fisicamente dentro do aeroporto internacional de Roma.

Os agressores seriam três integrantes de uma família do interior de São Paulo, que chegaram a ser alvo de mandados de busca e apreensão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?