metropoles.com

Suspeito sacou arma e “atirou à queima-roupa”, diz amigo de Leandro Lo

Campeão mundial de jiu-jítsu morreu com um tiro na cabeça após briga durante show; PM investigado como autor do crime foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Leandro Lo foi campeão mundial meio pesado em 2022 e campeão mundial peso leve, em 2012
1 de 1 Leandro Lo foi campeão mundial meio pesado em 2022 e campeão mundial peso leve, em 2012 - Foto: Reprodução/Instagram

Um amigo do campeão de jiu-jítsu Leandro Lo falou sobre o momento em que o atleta foi baleado na cabeça, no domingo (7/8), durante uma briga no Clube Sírio, em São Paulo. O policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, apontado como autor do crime, está preso.

“Quando todo mundo achou que tinha acabado a confusão, ele [o PM] deu quatro passos para trás e voltou. Tirou uma arma da cintura e atirou à queima-roupa, na cabeça”, relatou o amigo.

Um vídeo chocante mostra o desespero de pessoas que tentavam abrir caminho para que as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros conseguissem transportar o lutador, que estava imobilizado em uma maca. Uma mulher chegou a perder o equilíbrio ao tentar ajudar.

Veja vídeo do resgate do lutador:

Em entrevista à GloboNews, o amigo, que preferiu manter o nome em sigilo, lamentou a morte do lutador. “Um dos melhores amigos que eu tinha. Campeão dentro e fora do tatame”, disse.

A briga

Segundo disse o advogado da família de Lo, Ivan Siqueira Junior, o lutador teve uma discussão com o PM. Para acalmar a situação, o atleta imobilizou o homem que, após se afastar, sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador.

Uma testemunha, que não quis ser identificada, relatou que o autor do disparo estava sozinho e provocou Lo e cinco amigos.

“Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, narrou.

O atleta foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, mas não resistiu.

5 imagens
Segundo a SSP-DF, ele é um policial militar, de 30 anos
O PM também é lutador de jiu-jítsu
Internautas invadiram o Instagram do PM para comentar as publicações dele
Em um dos comentários, ele é chamado de assassino
1 de 5

Henrique Otávio Oliveira Velozo sacou a arma e atirou na cabeça do lutador Leandro Pereira do Nascimento Lo

Reprodução/Instagram
2 de 5

Segundo a SSP-DF, ele é um policial militar, de 30 anos

Reprodução/Instagram
3 de 5

O PM também é lutador de jiu-jítsu

Reprodução/Instagram
4 de 5

Internautas invadiram o Instagram do PM para comentar as publicações dele

Reprodução/Instagram
5 de 5

Em um dos comentários, ele é chamado de assassino

Reprodução/Instagram

Velório

O corpo de Leandro Lo será velado e sepultado nesta segunda-feira (8/8), no Cemitério do Morumby.

No domingo (7/8), a Polícia Civil de São Paulo prendeu Henrique Otávio Oliveira Velozo após a Justiça determinar a prisão temporária do agente, por 30 dias.

Segundo testemunhas, o PM fugiu da cena do crime; desde então, a polícia o procurava. Na tarde de domingo, ele se apresentou à corregedoria da corporação.

Quem era Leandro Lo

Leandro Lo conquistou o Campeonato Mundial de jiu-jítsu em oito ocasiões, por cinco categorias diferentes, além de outros oito títulos no Pan-Americano e no Campeonato Brasileiro. Ele se preparava para uma disputa que ocorreria na próxima sexta-feira (12/8), em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

Lo nasceu no dia 11 de maio de 1989, na zona oeste da capital, e iniciou em seu esporte preferido com 14 anos, sob a tutela do professor Cicero Costha, no Projeto Social Lutando pelo Bem. Foi ali que alcançou a sua faixa preta, mas já competia antes mesmo da especialização.

Ele teve 268 vitórias e, dentre suas 39 derrotas, somente 10 ocorreram por finalização. Na Copa Pódio, manteve a invencibilidade por dois anos, entre 2011 e 2013. Recentemente, o lutador celebrou, nas redes sociais, o aniversário de sua primeira conquista mundial, em 2012, concomitante a mais uma vitória neste ano.

“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial. Este foi, e eu ainda consigo ser campeão mundial. Essa são as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado a todos que estão sempre comigo, na alegria e na tristeza!”, publicou Lo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?