metropoles.com

Suspeito em desaparecimento no Amazonas teria ameaçado indigenista

Pescador teria ironizado o fato de Bruno Pereira andar armado em razão de ameaças que vinha sofrendo: “Quero saber se ele atira bem”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Funai/Divulgação
Indigenista Bruno Araújo Pereira
1 de 1 Indigenista Bruno Araújo Pereira - Foto: Funai/Divulgação

Detido nessa terça-feira (7/6), o pescador suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips já teria ameaçado o funcionário licenciado da Funai em outra ocasião.

Segundo o jornal O Globo, o homem, conhecido como Pelado, teria ironizado o fato de Bruno andar armado em razão de ameaças que vinha sofrendo por garimpeiros, pescadores e madeireiros.

“Quero saber se ele atira bem”, teria dito o pescador. Bruno liderava operações de combate a invasões de territórios indígenas na região do Vale do Javari.

Em entrevista à reportagem, o procurador da União dos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliesio Morubo, informou que um grupo de 15 a 29 pessoas presenciou a ameaça e relatou o caso aos policiais. O fato tornou Pelado um dos suspeitos. De acordo com o Globo, ele seria uma espécie de líder dos pescadores ilegais da região. O grupo ainda deve prestar depoimento à polícia.

arte colorida de mapa Vale do Javari
A região em que ocorreu o desaparecimento é de difícil acesso e faz fronteira com o Peru

Desaparecimento

Segundo a Univaja, o jornalista e o indigenista se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que atua próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia realizar algumas entrevistas com os habitantes daquela região.

Os relatos apontam que os dois sumiram quando faziam o trajeto da comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. O desaparecimento ocorreu no domingo (5/6).

A Polícia Militar deteve “Pelado” na terça-feira (7/6).  Ele foi levado para interrogatório na delegacia de Atalaia do Norte.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi instaurado um inquérito policial. O delegado da 50ª DIP, Alex Perez, informou que até a noite desta terça foram ouvidas cinco pessoas: quatro na condição de testemunhas e “Pelado” como suspeito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?