metropoles.com

Suspeito de assassinar policial federal é morto em confronto na Bahia

O agente da Polícia Federal (PF) Lucas Caribé Monteiro de Almeida morreu durante operação em Salvador, capital da Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom-PC/Tony Silva
Foto colorida da Polícia Civil da Bahia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da Polícia Civil da Bahia - Metrópoles - Foto: Ascom-PC/Tony Silva

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do agente da Polícia Federal (PF) Lucas Caribé Monteiro de Almeida, em Salvador, capital da Bahia, morreu durante confronto com policiais nesta segunda-feira (2/10).

O acusado, identificado como Alexsandro dos Santos Santana, 33, estava escondido em uma casa no município de Catu, a 70 km de Salvador.

Segundo a Polícia Civil da capital baiana, Alexsandro chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Com o suspeito, foi apreendido um revólver, cerca de 1 kg de cocaína e uma balança de precisão.

4 imagens
O agente da PF Lucas Monteiro foi baleado durante confronto com uma facção criminosa em Salvador; viúva receberá pensão por 20 anos
1 de 4

O policial federal foi atingido por tiros durante confronto com uma facção criminosa

Reprodução
2 de 4

O agente da PF Lucas Monteiro foi baleado durante confronto com uma facção criminosa em Salvador; viúva receberá pensão por 20 anos

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução/PCBA

A operação que resultou na morte de Alexsandro contou com agentes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

O diretor do Denarc, delegado José Bezerra Júnior, informou que o suspeito tinha condenação por homicídio.

“Ele foi sentenciado pela morte de um homem, ocorrida no ano de 2016, no município de Ouriçangas. Também nas investigações conclui-se que, no dia do confronto que resultou na morte de Lucas Caribé, este criminoso, além de participar do ataque contra os policiais, prestou socorro aos comparsas feridos”, detalhou o delegado.

O diretor do Denarc acrescentou que as equipes ainda fazem buscas pelos demais envolvidos na morte do agente da PF. “Estamos realizando ações coordenadas com outros departamentos operativos da Polícia Civil, e em cooperação com a Polícia Federal, no sentido de identificar e alcançar todos os responsáveis pela ação criminosa, bem como outros envolvidos com o narcotráfico”, pontuou José.

Onda de violência na Bahia

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia alega que a guerra entre facções é a principal causa da onda de violência no estado, e ressalta que os governos estadual e federal têm trabalho em conjunto para tentar conter a criminalidade na região.

Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, até a última quinta-feira (28/9), 68 pessoas morreram em operações policiais em Salvador e na região metropolitana em setembro. Em agosto, 61 pessoas morreram.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou o envio de R$ 20 milhões em recursos federais adicionais do Fundo de Segurança Pública (FNSP) para serem investidos na Bahia.

A pasta também enviou mais de 100 policiais federais e policiais rodoviários federais ao estado, além de cinco blindados e um helicóptero.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?