metropoles.com

Suspeita de Covid-19: homem busca atendimento por 5 dias e morre

Ele era morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, cidade onde não há um único leito municipal de isolamento para pacientes com coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O técnico de informática Abrahão Vanderlei Campos Santana, de 37 anos, morreu nesta quarta-feira (01/04) com sintomas da Covid-19, no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. Ele é morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, cidade onde não há um único leito municipal de isolamento para pacientes com coronavírus. As informações são do jornal Extra.

Com dificuldades de respirar, ele chegou a buscar atendimento por cinco dias em pelo menos quatro diferentes unidades de saúde, até perder a batalha pela vida. Pai de uma criança de 2 anos, e com uma renda mensal de pouco mais de um salário mínimo, o técnico de informática não terá provavelmente seu último desejo realizado pela família. Ele queria que seu corpo fosse cremado e que suas cinzas fossem jogadas no mar, mas parentes alegam não ter dinheiro suficiente para cobrir tal despesa. Sem recursos, a família ainda não marcou nem mesmo a data do sepultamento do homem.

Abrahão Vanderlei  começou a sentir os primeiros sintomas da doença há pouco mais de uma semana. Com a garganta doendo, fadiga e tosse, ele passou a usar uma máscara improvisada com um guardanapo e um elástico, já que não havia conseguido comprar o equipamento de proteção. Mas seu sofrimento começou a ter contornos de drama na última quarta-feira (01/04)  quando buscou socorro pela primeira vez na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Edson Passos, em Mesquita. Era só a primeira de muitas tentativas de ficar curado.

Segundo sua família, Abrahão foi submetido a uma testagem para coronavírus, feita no Ronaldo Gazolla, na última segunda-feira (30/03). No entanto, ainda não saiu o resultado do exame. Apesar disso, na declaração de óbito, consta que a morte ocorreu por suspeita de infecção por Covid-19.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio

“Lamentamos a morte do Sr. Abrahão Vanderlei Campos Santana e esclarecemos que, em todo o atendimento, foram seguidos os protocolos do Ministério da Saúde para tratamento dos casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. O paciente estava em leito de UTI no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, com uso de respirador, mas, infelizmente, devido à gravidade do quadro, não resistiu. Não houve troca de respirador, mas sim do tubo, como uma tentativa de melhorar a ventilação do paciente. O exame específico para Covid-19 foi enviado para o laboratório oficial e o resultado sairá dentro de alguns dias, sendo anexado ao prontuário da paciente. Casos de óbito só são incluídos nas estatísticas de monitoramento da doença depois que sai o resultado positivo do exame. No Hospital Municipal Salgado Filho, assim como nas demais unidades, casos suspeitos de coronavírus são atendidos com prioridade. Não foi encontrado registro de atendimento médico do Sr. Abrahão no hospital neste domingo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?