metropoles.com

SUS oferecerá novos testes para diagnóstico de clamídia e gonorreia

Ambas são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os testes possibilitam diagnóstico precoce e tratamento adequado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathan Posner/Anadolu Agency via Getty Images
imagem colorida mostra pessoa com luvas manuseando equipamentos para fazer testes de laboratório
1 de 1 imagem colorida mostra pessoa com luvas manuseando equipamentos para fazer testes de laboratório - Foto: Nathan Posner/Anadolu Agency via Getty Images

O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de sua Rede Nacional de Laboratórios, vai oferecer novos testes diagnósticos para clamídia e gonorreia, duas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O diagnóstico dessas doenças precoce possibilita um tratamento adequado e reduz as chances de complicações. Antes, o tratamento para clamídia e gonorreia na rede pública era baseado em sinais e sintomas, sem identificação do patógeno, o organismo causador da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa foi viabilizada com investimento de R$ 3,3 milhões. “Os exames são úteis para a testagem de pessoas sem sintomas, permitindo o diagnóstico em tempo oportuno e o tratamento correto”, esclarece a pasta.

Apesar de os exames já fazerem parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) do SUS, não existia uma estratégia para implementar a testagem.

“Desde março, 82 laboratórios da rede vêm sendo preparados para realizar o exame molecular para detecção qualitativa de clamídia e gonococo. Até junho, houve a instalação de 80% dos equipamentos, além dos treinamentos necessários. Com o investimento do Ministério da Saúde, os serviços poderão realizar a coleta de amostras e encaminhá-las aos laboratórios de referência”, informou o ministério.

A clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Na maior parte dos casos, ocasiona infecções nos orgãos genitais de homens e mulheres. As lesões também podem atingir garganta e olhos.

Já a gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Pode afetar regiões como o colo do útero, o reto, o revestimento da uretra, a garganta ou a membrana da parte frontal dos olhos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?