metropoles.com

SUS aceitará autodeclaração de raça/cor, identidade de gênero e sexo

O SUS passará aceitar audodeclaração de raça e nome social no aplicativo Meu SUS Digital a partir de segunda-feira (8/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Marcello Casal
Imagem colorida de unidade de saúde SUS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de unidade de saúde SUS - Metrópoles - Foto: Agência Brasil/Marcello Casal

O Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de segunda-feira (8/7), passará a aceitar a autodeclaração de raça/cor e nome social pelo aplicativo Meu SUS Digital. O SUS também começará a adicionar a orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro.

A criação dessa nova forma de cadastro busca dar mais autonomia para que a população registre informações pessoais. A medida, segundo a pasta, também marca um avanço para o aperfeiçoamento da atenção à saúde de todos os brasileiros com equidade.

Todas as informações registradas serão intergradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS), o que permite que as informações declaradas no aplicativo sejam espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde por todo Brasil.

Entenda como fazer a autodeclaração

Ao acessar o Meu SUS Digital, a pessoa verá uma mensagem sobre a importância da autodeclaração do campo raça/cor e será convidada a preencher os dados.

Para alterar o campo raça/cor ou atualizar nome social e endereço, é necessário acessar a ação pela aba Meu Perfil. Após isso, o cidadão será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, onde poderá corrigir ou incluir novas informações no perfil.

Para realizar a autodeclaração é necessário que o usuário tenha conta com selo Ouro ou Prata de Confiabilidade no GOV.BR. Se o cidadão tiver a conta do nível bronze, a ferramenta dará as instruções de como subir o nível de segurança.

Atualização da orientação sexual

Para realizar atualização de orientação sexual é necessário ir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e preencher os campos de orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de informação do cidadão. As perguntas são obrigatoriamente feitas por profissionais durante o atendimento de saúde, mas cabe ao cidadão responder ou não.

O novo protocolo inclui 7 orientações sexuais podem ser escolhidas (heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro) e sete identidades de gênero (homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?