Surto do DF atinge Goiás e casos da variante Delta chegam a quatro
Um contaminado voltou de uma viagem internacional e outros dois têm relação com surto no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Chegou a quatro o número de casos confirmados da variante Delta em Goiás, identificada na Índia e considerada mais transmissível que mutações anteriores do coronavírus.
Todos os quatro casos, identificados até esta terça-feira (27/7), são de pessoas que moram em Goiânia. Uma delas viajou para Moçambique recentemente e acabou transmitindo para a esposa quando voltou.
Os outros dois casos confirmados são de pessoas que tiveram relação com o surto de variante Delta no Distrito Federal.
O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) vive um surto de covid-19 da cepa indiana. Até a última segunda-feira (26/7) haviam sido identificados 26 servidores e 45 pacientes com a variante Delta. Três morreram.
Cepa se espalha
Após o surto, a Secretaria de Saúde do DF confirmou que há transmissão comunitária da nova cepa. Já em Goiás ainda não há registro de transmissão comunitária, de acordo com a Secretaria de Saúde local.
A transmissão comunitária é quando surge um novo caso que não é possível rastrear a origem.
Entorno do DF
Em entrevista à Rádio Sagres, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, declarou que é praticamente impossível impedir a transmissão comunitária e que os casos devem continuar a ser monitorados para avaliar o impacto.
Ela destacou que há uma grande preocupação especialmente em relação ao Entorno do DF, por conta do enorme fluxo diário de pessoas entre as duas unidades da federação.
Um quinto possível caso da variante Delta em Goiás é investigado. O paciente com suspeita é morador de Anápolis e também tem relação com o surto no DF.