Surto de gripe no RJ: casos de Influenza sobem 2.647% em duas semanas
Segundo Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, número de casos subiu de 173 para mais de 4 mil em todo o território fluminense
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O surto de Influenza no estado do Rio subiu de 173 casos, na semana que de 15 a 20 de novembro, para 4.752,7, no período de 4 a 6 de dezembro – um aumento de 2.647%.
Entre os adultos, houve uma curva ainda mais acentuada na média móvel de atendimentos diários, que passou de 126,5 para 3.756 atendimentos por dia – um crescimento de 2.869%.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Informação em Saúde da Vigilância Epidemiológica.
Houve ainda um aumento de 239% na média móvel de atendimento a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado em relação aos últimos 14 dias.
Levantamento do jornal O Globo aponta que no fim de novembro, o número de casos de Influenza no município do Rio ultrapassou a quantidade de casos com gravidade provocados pela Covid-19.
Na semana epidemiológica 47, que foi dos dias 21 a 27 do mês passado, a cidade registrou 36 casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza e 25 por Covid-19. O número de ocorrências desse tipo de gripe nesse período foi quatro vezes maior do que na semana epidemiológica anterior, quando foram registrados nove casos.