metropoles.com

Surto de gripe no Rio: capital registra 21 mil casos em três semanas

Busca por atendimento aumentou 429% e três tendas de campanha foram abertas para receber pacientes com sintomas respiratórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, aplica vacina em um adolescente. O médico é um homem branco, de jaleco branco, com óculos e máscara branca. O jovem é negro, com um casaco preto e de máscara azul
1 de 1 Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, aplica vacina em um adolescente. O médico é um homem branco, de jaleco branco, com óculos e máscara branca. O jovem é negro, com um casaco preto e de máscara azul - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro – O Rio teve mais de 21 mil pessoas diagnosticadas com Influenza nas três últimas semanas. Os principais casos são de infecção por H3N. Segundo o secretário de saúde, Daniel Soranz, o aumento das notificações de gripe era esperado com a diminuição da circulação do coronavírus.

“Todas as síndromes gripais são mais características do inverno. Alguns achavam que, quando caísse a circulação do vírus da Covid, poderia aumentar a circulação de outro vírus que ocuparia este espaço. E foi o que aconteceu”, afirmou Soranz.

5 imagens
Vacinação no Rio
1 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
2 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
3 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
4 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
5 de 5

Vacinação no Rio

Aline Massuca / Metrópoles

Outro fator que contribui para o aumento da gripe é a baixa cobertura vacinal contra a doença. Nesta segunda (6/12), a imunização contra a Influenza segue suspensa por falta de doses. Mesmo assim, as doses aplicadas nos últimos dias já podem gerar bons resultados no controle o surto.

“Com o aumento da cobertura vacinal que a gente proporcionou nas últimas semanas e com mais vacinas do Ministério da Saúde que estão chegando a partir de terça-feira, esperamos conter este surto com vacinação e tratamento”, disse o secretário.

Tendas para atender pacientes

O aumento de casos também provocou crescimento na busca por atendimentos, que subiram 429%. Para conseguir receber os pacientes, o estado inaugurou três tendas similares a hospitais de campanhas em terrenos anexos às UPAs de Marechal Hermes, Tijuca, Botafogo. Uma quarta tenda será aberta no Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Nesse domingo (5-/12), foram realizados 198 atendimentos na tenda de Marechal Hermes, outros 107 dentro da UPA e 47 consultas pediátricas. Já na Tijuca, foram 168 atendimentos na tenda, 163 na UPA e 77 consultas de pediatria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?