GO: surto de Covid atinge 55 idosos e 21 funcionários em abrigo
No total, 12 pessoas foram internadas às pressas; um morreu. Funcionários estão isolados, em casa, e visitação foi suspensa
atualizado
Compartilhar notícia
Um surto de contaminação por Covid-19 atingiu um abrigo para idosos em Jataí, na região sudoeste de Goiás, a 325 quilômetros de Goiânia. Das 73 pessoas que moram no local, 55 testaram positivo para a doença. Além disso, 21 funcionários também estão contaminados, segundo informou a direção da unidade neste domingo (18/7). A visitação foi suspensa.
O Hospital das Clínicas da cidade informou que já recebeu 12 idosos que tiveram de ser internados às pressas. Um deles morreu assim que chegou à unidade de saúde e outro permanece, em estado grave, em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais estão na enfermaria.
O idoso que morreu não teve a identidade divulgada. O quadro de saúde dele piorou rapidamente porque também já enfrentava um câncer antes de contrair o coronavírus, de acordo com a direção do abrigo.
Ver essa foto no Instagram
Medidas de precaução
Os 18 idosos que não contraíram o vírus seguem no local, separados uns dos outros. Os funcionários contaminados estão isolados, em casa. Três deles também são diretores do local.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que acompanha a situação e realizará novos testes. A pasta informou, ainda, que o abrigou passa por rigorosa desinfecção diariamente.
A direção do abrigo informou que todos os idosos receberam as duas doses da vacina contra o coronavírus. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), normalmente, a imunização aumenta a proteção das pessoas contra evolução para quadros mais graves.
Ver essa foto no Instagram
Outro surto
No final do mês de maio, outros idosos também foram atingidos por surto de Covid em um abrigo em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia.
Na ocasião, o local também suspendeu a visitação após a contaminação de 27 dos 79 internos. No total, dez deles morreram.