metropoles.com

“Surpreso e triste”, diz Lula sobre morte de ex-presidente do Chile

Sebastián Piñera, 74 anos, morreu nesta terça-feira (6/2) em um acidente de avião no Chile. Lula lamentou a perda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sebastián Vivallo Oñate/Agencia Makro/Getty Images
Imagem colorida mostra o ex-presidente do chile Sebastián Piñera - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ex-presidente do chile Sebastián Piñera - Metrópoles - Foto: Sebastián Vivallo Oñate/Agencia Makro/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, nesta terça-feira (6/2). Segundo a imprensa chilena, Piñera sofreu um acidente de helicóptero, causado pelas fortes chuvas no país.

“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos”, escreveu Lula, no X (antigo Twitter).

“Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, acrescentou o petista.

A morte do ex-presidente foi confirmada pela ministra do Interior e Segurança Pública do Chile, Carolina Tohá Morales. Segundo ela, o presidente do Chile, Gabriel Boric, determinou a realização de um “funeral de Estado” e decretou luto oficial no país.

As informações preliminares apontam que Piñera pilotava o helicóptero antes da queda, e ele estaria com outras três pessoas. Os demais sobreviveram.

O ex-presidente tinha 74 anos e presidiu o Chile em dois mandatos. O primeiro ocorreu de 2010 a 2014, e o outro começou em 2018 e foi até 2022. Piñera se consolidou como o primeiro político de direita a ser presidente chileno, após a ditadura do país.

Solidariedade

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, publicou uma nota em que lamenta o falecimento do ex-presidente chileno.

“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chilenos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda”, diz a nota.

Veja:

“O governo brasileiro recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, em acidente de helicóptero em Lago Ranco, na região central daquele país, no dia de hoje, 6 de fevereiro.

Pìñera presidiu o Chile por duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais.

O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chilenos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?