“Surpreso e triste”, diz Lula sobre morte de ex-presidente do Chile
Sebastián Piñera, 74 anos, morreu nesta terça-feira (6/2) em um acidente de avião no Chile. Lula lamentou a perda
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, nesta terça-feira (6/2). Segundo a imprensa chilena, Piñera sofreu um acidente de helicóptero, causado pelas fortes chuvas no país.
“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos”, escreveu Lula, no X (antigo Twitter).
“Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, acrescentou o petista.
A morte do ex-presidente foi confirmada pela ministra do Interior e Segurança Pública do Chile, Carolina Tohá Morales. Segundo ela, o presidente do Chile, Gabriel Boric, determinou a realização de um “funeral de Estado” e decretou luto oficial no país.
As informações preliminares apontam que Piñera pilotava o helicóptero antes da queda, e ele estaria com outras três pessoas. Os demais sobreviveram.
O ex-presidente tinha 74 anos e presidiu o Chile em dois mandatos. O primeiro ocorreu de 2010 a 2014, e o outro começou em 2018 e foi até 2022. Piñera se consolidou como o primeiro político de direita a ser presidente chileno, após a ditadura do país.
Solidariedade
O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, publicou uma nota em que lamenta o falecimento do ex-presidente chileno.
“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chilenos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda”, diz a nota.
Veja:
“O governo brasileiro recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, em acidente de helicóptero em Lago Ranco, na região central daquele país, no dia de hoje, 6 de fevereiro.
Pìñera presidiu o Chile por duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais.
O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chilenos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda.”