metropoles.com

Apontado como sucessor de Zinho, Pit é morto a tiros no Rio

Antônio Carlos dos Santos Pinto, o Pit, era um dos responsáveis por cuidar da parte financeira da organização criminosa, o Bonde do Zinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Integrantes do bonde do Zinho - Metrópoles
1 de 1 Integrantes do bonde do Zinho - Metrópoles - Foto: Reprodução

Um dos homens apontados como sucessor do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, foi morto a tiros na comunidade Três Pontes, em Paciência, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (29/12).

Antônio Carlos dos Santos Pinto, o Pit, era um dos responsáveis por cuidar da parte financeira da organização criminosa, chamada de Bonde do Zinho.

Testemunhas relataram que uma criança de 9 anos foi atingida pelos disparos na região. A Polícia Militar (PM) confirmou que a vítima, que brincava em uma praça, foi levada ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

4 imagens
Pit, integrante do Bonde do Zinho
Luis Antonio da Silva Braga, conhecido como Zinho
Miliciano Zinho se entregou para a Polícia Federal
1 de 4

Zinho tira retrato de detento no Rio. Miliciano se entregou na véspera do Natal

Reprodução
2 de 4

Pit, integrante do Bonde do Zinho

Reprodução
3 de 4

Luis Antonio da Silva Braga, conhecido como Zinho

Reprodução
4 de 4

Miliciano Zinho se entregou para a Polícia Federal

Reprodução

 

A região está com policiamento reforçado. A investigação do caso está sob comando da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

Corpo em carro

Pit era considerado o braço direito de Zinho. Ele chegou a ser preso pela Polícia Civil em maio de 2019, mas acabou solto em setembro deste ano.

O crime, que resultou na morte de Pit, aconteceu por volta das 10h, na Rua Cerquilho. Os policiais encontraram o corpo dele em um Gol branco.

De acordo com a PM, policiais do 27ºBPM (Santa Cruz) foram acionados para a ocorrência. No local, encontraram o cadáver, isolaram o local e acionaram a Polícia Civil, além de terem reforçado policiamento no local.

“Ainda na mesma ação, os agentes receberam a informação de que uma segunda vítima dos disparos de arma de fogo, uma criança, foi levada ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.”, diz a nota. Segundo a PM, a criança teria sido atingida por estar brincando numa praça.

Quem é Zinho

Líder da milícia que domina a zona oeste do Rio de Janeiro e o miliciano mais procurado do estado, Luis Antonio da Silva Braga, o Zinho, de 44 anos, se entregou à Polícia Federal na véspera do Natal.

Zinho era considerado foragido desde 2018. De lá para cá, já são 12 mandados de prisão em aberto contra ele.

Segundo a polícia, foi o Bonde do Zinho que realizou uma série de ataques no Rio de Janeiro em outubro, com a queima de ônibus e um trem.

Zinho herdou a milícia do irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko, assassinado em junho de 2021. Ecko era considerado o principal miliciano do Rio de Janeiro.

Depois da morte de Ecko, teve início uma verdadeira guerra interna entre milicianos, que disputavam o vazio de poder deixado com a ausência do irmão de Zinho.

Um outro irmão de Zinho, Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes, foi morto em uma ação policial em abril de 2017.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, Zinho estava com medo de ser morto e por isso se entregou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?