Superlua estará 7% mais próxima da Terra nesta 5ª feira. Entenda
Superlua brilhará no céu nesta quinta-feira (17/10) e terá a menor distância da Terra no ano
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite desta quinta-feira (17/10), a Lua cheia parecerá maior e mais brilhante do que o normal, já que o satélite natural estará no perigeu, ou seja, ponto mais próximo da Terra na órbita. A superlua deste 17 de outubro estará cerca de 7% mais próxima da Terra, a menor distância do ano.
“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, explica a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI) Josina Nascimento.
A astrônoma acrescenta que toda Lua cheia surge no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce (a leste), permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite. O momento extato da superlua varia conforme o fuso horário do local.
A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto quando a Lua estava a, aproximadamente, 5% mais próxima da Terra. A próxima e última superlua de 2024 está prevista para 15 de novembro, com o satélite a cerca de 361.867 km da Terra.