metropoles.com

Superlua estará 7% mais próxima da Terra nesta 5ª feira. Entenda

Superlua brilhará no céu nesta quinta-feira (17/10) e terá a menor distância da Terra no ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
*Imagem com múltipla exposição, duas imagens sobrepostas* Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)
*Imagem com múltipla exposição, duas imagens sobrepostas * Brasília (DF), 19/08/2024 Lua crescente no céu da Capital Federal nesta segunda-feira (19). O satélite natural da terra está 99,96% visível a uma distância de 367.818,37 km. Fase cheia da lua e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra.
1 de 1 *Imagem com múltipla exposição, duas imagens sobrepostas * Brasília (DF), 19/08/2024 Lua crescente no céu da Capital Federal nesta segunda-feira (19). O satélite natural da terra está 99,96% visível a uma distância de 367.818,37 km. Fase cheia da lua e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra. - Foto: *Imagem com múltipla exposição, duas imagens sobrepostas* Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)

Na noite desta quinta-feira (17/10), a Lua cheia parecerá maior e mais brilhante do que o normal, já que o satélite natural estará no perigeu, ou seja, ponto mais próximo da Terra na órbita. A superlua deste 17 de outubro estará cerca de 7%  mais próxima da Terra, a menor distância do ano.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, explica a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI) Josina Nascimento.

A astrônoma acrescenta que toda Lua cheia surge no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce (a leste), permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite. O momento extato da superlua varia conforme o fuso horário do local.

A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto quando a Lua estava a, aproximadamente, 5% mais próxima da Terra. A próxima e última superlua de 2024 está prevista para 15 de novembro, com o satélite a cerca de 361.867 km da Terra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?