metropoles.com

Sucessão na Câmara: Lira formaliza apoio a Motta na disputa

Presidente da Câmara já havia confirmado a líderes da Casa apoio ao deputado em 11 de setembro. Republicanos oficializa candidatura nesta 3ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Buss/Metrópoles
Hugo Motta abraça Arthur Lira
1 de 1 Hugo Motta abraça Arthur Lira - Foto: Gabriel Buss/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), formalizou, nesta terça-feira (29/10), seu apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), como candidato à sucessão no comando da Casa. A eleição será em fevereiro de 2025.

Lira fez o anúncio na Residência Oficial da Câmara, ao lado de Motta e de outros líderes partidários. O presidente da Câmara já havia confirmado seu apoio ao líder do Republicanos durante almoço com lideranças de partidos, em 11 de setembro.

“Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos, com diálogo, leveza e altivez”, disse Lira em pronunciamento.

“Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu quarto mandato, e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao Plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, complementou.

Entre os presentes estavam:

  • Marcos Pereira (Republicanos-SP);
  • Isnaldo Bulhões (MDB-AL);
  • Dr. Luizinho (PP-RJ);
  • Marcelo Crivela (Republicanos-RJ);
  • Rubens Pereira Jr. (PT-MA);
  • Rafael Brito (MDB-AL);
  • Gilvan Máximo (Republicanos-DF); e
  • Ícaro de Valmir (PL-SE).

O alagoano decidiu formalizar seu apoio pouco antes de o Republicanos oficializar a candidatura de Motta à presidência da Câmara. O evento aconteceu às 11h30 (horário de Brasília), na sede do partido, na capital federal.

Motta virou favorito na disputa depois que o presidente do Republicanos e vice-presidente da Casa, deputado Marcos Pereira (SP), desistiu de concorrer. Até então, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), era o favorito de Lira, mas foi preterido.

A decisão do presidente da Câmara dividiu o Centrão, que segue com três candidatos principais: Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato de Lira; Elmar Nascimento (União Brasil-BA), preterido pelo alagoano; e Antonio Brito (PSD-BA).

Quando anunciou a líderes seu apoio a Motta, Lira provocou uma revolta em Elmar, que considerou a atitude de Lira como uma “traição”. Desde então, o presidente da Câmara passou a se defender, dizendo que “nunca” disse nem fez promessas de que o deputado baiano seria seu candidato.

O líder do União Brasil resolveu se aliar a Brito na disputa. O combinado entre os dois segue firme, e ambos pretendem levar as suas candidaturas até o fim, como forma de fazer oposição ao candidato de Lira.

Nesta terça, o presidente da Câmara citou, em seu discurso, Elmar e Brito como “amigos de vida”.

“No caso, e como todos sabem, Elmar Nascimento e Antonio Britto, mais do que colegas de Parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, tal como com todos os parlamentares, mantive um diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal, e a todos fiz apenas um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e aos deputados, pois, sem convergência, não há governabilidade. E, sem governabilidade, sofre o país, sofre a população”, declarou.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?