metropoles.com

Sucessão de Lira: anistia a presos do 8/1 é condição para apoio do PL

CCJ da Câmara pode votar nesta terça-feira (10/9) proposta que concede anistia aos presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília(DF), 06/01/2023Bolsonaristas invadem o Congresso, Pla
1 de 1 Brasília(DF), 06/01/2023Bolsonaristas invadem o Congresso, Pla - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os deputados do Partido Liberal (PL) têm condicionado o apoio a um dos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados ao compromisso com o projeto que anistia os presos nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro de 2023.

A expectativa é de que a proposta entre na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (10/9). O projeto é uma das principais bandeiras da direita brasileira e, inclusive, esteve presente na pauta das manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no sábado (7/9).

Os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados são, até o momento, os líderes Elmar Nascimento (União-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Todos se encontraram com o ex-presidente Bolsonaro em busca de apoio.

Inclusive, Hugo Motta é o principal candidato de Jair Bolsonaro. Tal decisão já foi sinalizada à base bolsonarista na Câmara dos Deputados. No entanto, o líder do Republicanos sofre com retaliações por alguns parlamentares da oposição, por ser visto como “governista”.

Anistia aos presos do 8/1

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais de 200 pessoas por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Pelo projeto, “ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta Lei”.

O texto é de autoria do deputado major Vitor Hugo (PL-GO), ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?