Sucessão da Câmara: Hugo Motta participa de jantar da bancada de MS
Líder do Republicanos, Hugo Motta (PB) é apontado como o favorito de Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo na Presidência da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), participou de um jantar, na noite dessa quarta-feira (24/10), com a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. O deputado paraibano tem se encontrado com parlamentares em busca de apoio para eleição da Presidência da Câmara, em fevereiro de 2025.
O evento foi organizado pelo governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel (PSDB), e contou com a presença de quase todos os deputados da bancada, como Beto Pereira (PSDB-MS), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), Dr Luiz Ovando (PP-MS), Geraldo Resende (PSDB-MS), Camila Jara (PT-MS), Marcos Pollon (PL-MS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Vander Loubet (PT-MS).
Além disso, estiveram presentes as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Cristina (PP-MS) e o ex-governador Reinaldo Azambuja.
“Quero agradecer ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e a toda bancada federal do estado pela receptividade. No encontro, tivemos a oportunidade de dialogar sobre projetos importantes para o país e sobre o nosso compromisso enquanto parlamentares, representantes do povo na Câmara dos Deputados”, escreveu Motta em uma publicação nas redes sociais.
O Metrópoles conversou com parlamentares que estiveram presentes no encontro, que destacaram que o jantar foi uma iniciativa para que Hugo Motta apresentasse as propostas dele para presidência da Câmara. Também estão no páreo os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA).
Com a presença de deputados de diferentes espectros políticos, do PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, ao PL, de Jair Bolsonaro, Hugo Motta tenta se consolidar como um nome de consenso entre os parlamentares. Uma das principais cobranças dos congressistas é de que o próximo presidente da Câmara mantenha a autonomia conquistada pela Casa Legislativa nas últimas gestões.
Como o Metrópoles adiantou, Motta deve se reunir com outras bancadas da Câmara depois do segundo turno. Nessa semana, o deputado se dedicou a reuniões individuais com os congressistas que estão em Brasília (DF).
Hugo Motta passou a ser o favorito para sucessão de Lira depois que o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), deixou a corrida. Ele assumiu o posto de Elmar Nascimento, que era cotado como principal nome, em vista da amizade dele com o presidente da Câmara e também do apoio das maiores bancadas da Casa.
Lira chegou a anunciar aos líderes da Câmara dos Deputados apoio à candidatura de Motta. No entanto, ainda não realizou um pronunciamento oficial a respeito do tema, é esperado que isso ocorra já em novembro.