metropoles.com

STJ nega habeas corpus e mantém prisão de ex-governador do Tocantins

O ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse foi preso por suspeita de planejar uma fuga para o exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo de Tocantins/Divulgação
Mauro Carlesse
1 de 1 Mauro Carlesse - Foto: Governo de Tocantins/Divulgação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou habeas corpus e, com isso, manteve a prisão do ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse. Ele está preso preventivamente desde 15 de dezembro por suspeita de planejar uma fuga para o exterior em meio a investigações.

O ex-governador é suspeito de crimes como fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. O planejamento da fuga do Brasil teria contado com ações como obtenção de um documento de identidade, autorização para residência fixa e abertura de conta bancária, todos no Uruguai.

O ministro do STJ rejeitou o pedido da defesa por considerar que o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) ainda não julgou o mérito do habeas corpus originário. Em decisão liminar a Corte rejeitou o pedido por considerar que havia provas suficientes do planejamento da fuga.

O político ainda teria alugado imóvel na Itália e obtido um passaporte europeu. Ele foi detido em 15 de dezembro a caminho de uma fazenda de sua propriedade, chamada Joia Rara, no município de São Salvador, sul do estado.

Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Palmas, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) prendeu o ex-governador.

Carlesse foi eleito para o governo do estado em 2018, e permaneceu no cargo até o fim de 2021, quando foi afastado pelo STJ. À época, a Justiça o considerou culpado por suspeita de corrupção em um esquema de recebimento de proprinas e interferência na Polícia Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?