metropoles.com

STJ libera de restrições acusado de plantar 5 pés de maconha em casa

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça) afastou medidas cautelares que impediam homem de sair de casa à noite, por exemplo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
STJ
1 de 1 STJ - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou medidas cautelares impostas a homem acusado de manter em sua casa cinco pés de maconha. O colegiado aceitou pedido da defesa do réu para revogar as restrições, pois as provas contra ele teriam sido adquiridas a partir de busca e apreensão também sob suspeição. Nova análise sobre a validade das provas será feita pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O homem, que chegou a ficar preso preventivamente por 51 dias, foi detido com base em denúncia anônima. E, segundo o advogado dele, Nélio Machado, a acusação é “totalmente infundada”.

Com a decisão do STJ, ficam afastadas as medidas cautelares que substituíram a prisão preventiva. O homem não podia sair de casa à noite, por exemplo. Agora, terá total liberdade para circular.

Análise de nulidade de provas

Além disso, a turma determinou que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) análise suposta nulidade da medida de busca e apreensão na casa do réu. Se a justiça local entender que houve irregularidade, as provas adquiridas são invalidadas.

“A preventiva já tinha sido substituída por medidas cautelares menos gravosas que a prisão. Esse paciente nunca foi traficante. A justiça começa a ser feita. Agora o tribunal de origem vai analisar a nulidade”, disse Nélio Machado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?