metropoles.com

STJ: injúria homofóbica independe de real orientação sexual da vítima

Acusado chamou vítima de “viadão” e gritou “sai do armário”, mas alegou que não havia cometido homofobia porque homem é heteterossexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
parada do orgulho lgbt em brasilia (1)-compressed
1 de 1 parada do orgulho lgbt em brasilia (1)-compressed - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o crime de homofobia independe da real orientação sexual da vítima. Os ministros julgaram o recurso de um acusado que chamou o vizinho de “viadão” e gritou “sai do armário”, mas alegou que não havia sido homofóbico porque o homem é heteterossexual.

O caso aconteceu no Distrito Federal. A vítima relatou que estava em casa quando o acusado, vizinho de muro, começou a gritar várias vezes termos como “giletão”, “viadão” e “sai do armário, giletão”. O ofendido gravou um vídeo e registrou boletim de ocorrência.

O autor dos xingamentos foi denunciado e preso, mas entrou com pedido de habeas corpus argumentando, entre outros pontos, que não tinha a intenção de ofender ou injuriar e que não houve menção à raça ou à cor da pele da vítima, que é heterossexual e de cor branca.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), atos homofóbicos podem ser enquadrados como injúria racial equiparada. Os ministros do STJ citaram a decisão e ressaltaram que, “independentemente da real orientação sexual da vítima”, o delito de injúria acontece quando o acusado profere “insultos indiscutivelmente preconceituosos e homofóbicos”.

A decisão do STJ estabelece que quando o agressor, acreditando que a vítima seja homossexual, profere ofensas valendo-se de termos pejorativos atrelados de forma criminosa a esse grupo minoritário e estigmatizado, há homofobia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?