metropoles.com

STJ elege ministra Maria Thereza de Assis para presidir a Corte

A nova presidente foi escolhida por aclamação. Ela tomará posse em agosto no lugar de Humberto Martins, atual presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ministra Maria thereza
1 de 1 ministra Maria thereza - Foto: null

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu a nova presidente, que conduzirá a Corte no biênio 2022/2024. Seguindo o critério antiguidade, como geralmente são definidas as eleições, Maria Thereza de Assis Moura foi eleita pelo Pleno para substituir  Humberto Eustáquio Soares Martins, que assumiu em 2020. A posse é em agosto deste ano.

Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ministra será a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi a ministra Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.

Dentro do cenário atual de composição do STJ, Maria Thereza será a segunda mulher a comandar a Corte desde 7 de abril de 1989, quando o STJ foi instalado.

Com Maria Thereza, atuará como novo corregedor Nacional de Justiça, o ministro Luis Felipe Salomão e ministro Og Fernandes, como vice-presidente. Por antiguidades, Herman Benjamim seria o corregedor, mas ele não quis assumir após alegar motivos pessoais. Jorge Mussi seria o sucessor, mas também declinou. Assim, o ministro Salomão assumirá o cargo na nova gestão.

Superior Tribunal de Justiça (STJ) também definiu nesta quarta-feira (11/5) lista quádrupla com nomes a serem encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a fim de preencher duas vagas de ministros da Corte. O Pleno escolheu Messod Azulay Neto, Ney Bello, Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros.

Os nomes vão preencher as vagas deixadas pelo ministro Napoleão Nunes Maia, que se aposentou em 2020, e Nefi Cordeiro, que deixou o STJ em 2021. A escolha foi marcada e adiada por diversas vezes e, após um ano sem dois ministros, a eleição com 15 nomes acabou realizada.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?