STJ elege Herman Benjamin como novo presidente. Salomão é o vice
Ambos assumem os lugares dos ministros Maria Thereza de Assis e Og Fernandes, após o término dos mandatos deles, no fim de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, nesta terça-feira (23/4), o ministro Herman Benjamin para presidir a Corte no biênio 2024-2026. Luis Felipe Salomão é o novo vice-presidente. Eles assumem, respectivamente, os lugares da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes, que deixam os cargos no fim de agosto.
Os novos comandantes do STJ foram eleitos por aclamação, mas com ressalvas feitas pelos ministros João Otávio de Noronha e Nancy Andrighi. Ambos frisaram que a eleição por aclamação não segue o regimento interno da Corte, que exige voto a voto para a eleição. No entanto, concordaram com o resultado, considerando que esta seja a última vez que o rito não é seguido.
“Agradeço e peço que trabalhemos todos juntos no tribunal da cidadania”, afirmou Herman Benjamin, após a aclamação.
Durante a sessão, também foi eleito o ministro Mauro Campbell como novo corregedor nacional de Justiça, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também no fim de agosto.
No caso do corregedor nacional de Justiça, o ministro escolhido pelo Pleno do STJ ainda passará por sabatina e votação no Senado Federal. Só depois disso, se aprovado, será nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).