metropoles.com

STF volta ao X explicando a suspensão: “Precisa cumprir as leis”

Perfil do STF publica longo fio no antigo Twitter para relebrar idas e vindas que fizeram com que a rede ficasse mais de um mês bloqueada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
Imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo - Metrópoles - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O perfil do Supremo Tribunal Federal (STF) no X voltou a ser alimentado nesta quarta-feira (9/10), após o ministro Alexandre de Moraes liberar o funcionamento da rede de Elon Musk no Brasil depois de mais de um mês de suspensão. E os motivos dessa suspensão foram o tema das primeiras postagens da Corte nesta volta ao antigo Twitter.

Em um longo fio, o perfil do STF fez uma linha do tempo sobre os motivos que levaram Moraes a suspender a rede e, por fim, a revogar a decisão. “Para que qualquer empresa atue no Brasil, precisa cumprir leis e respeitar a Constituição. A rede social X descumpriu determinações e decisões judiciais, por isso foi suspensa e precisou se adequar à legislação para voltar a operar”, diz a primeira postagem.

“O X deixou de cumprir ordens judiciais de retirada de conteúdos antidemocráticos, retirou representante legal do Brasil e não pagou as multas fixadas por descumprimento de ordem judicial”, reforçou o perfil do STF, referindo-se ao que aconteceu entre maio e agosto deste ano.

“O STF intimou a empresa a regularizar a situação dos conteúdos, multas e representação legal. Foram autorizados bloqueios de contas e bens para pagamentos dos valores”, continua o texto, que registra, em seguida, as idas e vindas até que as exigências fossem cumpridas pela rede social.

Entre essas idas e vindas, o STF lembrou que o X chegou a pagar em uma conta bancária errada as multas milionárias – o que acabou fazendo com que a liberação da rede demorasse mais. “Com parecer favorável da PGR e a confirmação do cumprimento de todas as exigências, o STF autorizou a retomada de funcionamento da plataforma X”, conclui o texto postado pelo Supremo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?