metropoles.com

STF terá barreira antidrone, seguranças e gradis em 7 de Setembro

A Corte manterá esquema similar de segurança aos já usados durante o governo de Jair Bolsonaro. O governo aguarda 30 mil na Esplanada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Fotografia do Supremo Tribunal Federal (STF) - Metrópoles
1 de 1 Fotografia do Supremo Tribunal Federal (STF) - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai manter esquema similar de segurança no 7 de Setembro ao que disponibilizou durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A Corte terá barreira antidrone, agentes da polícia judicial própria e de outros tribunais, gradis ao redor da edificação, além da proteção de policiais militares e barreiras do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Durante os eventos para comemoração do Dia da Independência nos anos de 2021 e 2022, o STF sofria com grave ameaça de manifestantes que faziam ameaças à Corte e a seus ministros nas redes sociais, em cartazes e em chamamentos públicos. Em 8 de janeiro, o STF foi depredado em atos antidemocráticos, teve vidros quebrados, plenário destruído, mas se reergueu.

Para este 7 de Setembro, diante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as ameaças públicas reduziram. O ministro da Justiça, Flávio Dino falou em possíveis atuações residuais e frisou: “Não permitiremos que o 8 de janeiro se repita”. Além disso, convocações foram realizadas nas redes sociais.

Conforme revelou a Coluna Grande Angular, do Metrópoles, Dino enviou 10 vídeos ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, referentes às possíveis manifestações no 7 de Setembro.

Nas imagens, apoiadores Bolsonaro ainda criticam Alexandre de Moraes e Lula. Os vídeos informam que “7 de Setembro de 2023 será gigantesco”, o que foi interpretado pelo Ministério da Justiça como uma convocação para atos de manifestação na data. “A responsabilidade é nossa”, “acorda Brasil” e “chega de safadeza” são outras frases escritas por cima das imagens compartilhadas via rede social.

Por isso, todo o esquema de segurança ao redor da Esplanada dos Ministérios será intenso. A Força Nacional vai atuar junto à PMDF e a outros órgãos de segurança.

No STF

No STF em específico, todos os agentes que estarão na segurança patrimonial e fazem parte da polícia Judicial, têm poder de polícia no exercício de suas funções, portam armas de fogo e equipamentos não letais, e conforme a situação podem adotar as medidas necessárias – sempre com uso seletivo e proporcional da força.

“O Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional têm seu efetivo próprio que participou de todas as reuniões. Então, por exemplo, o STF tem a parte cercada das grades, tem efetivo qualificado e será responsável pela parte interior do cercado”, afirmou o secretário-executivo da SSP-DF, Alexandre Patury.

Ele ainda completou: “Se precisar de auxílio, a Polícia Militar e demais forças aqui do GDF estarão presentes. Da mesma maneira, o Senado e a Câmara dos Deputados eles têm a Polícia Legislativa, que participou de todas as reuniões e estará atuante com efetivo considerado por eles como necessário, mas as nossas forças de segurança estarão lá como apoio. Da mesma maneira, o Palácio do Planalto, com Comando Militar do Planalto, tem efetivo muito grande também que estará lá fazendo a segurança da área”.

30 mil

O governo federal espera um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas na área, onde ocorrerá o tradicional desfile cívico e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).

O esquema de segurança para o evento será reforçado. Há previsão de fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada a partir da próxima quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à área incluirão vistorias.

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos por gradis e policiais.

Itens proibidos

Outra ação dos órgãos de segurança envolve proibir a entrada na área central de Brasília com alguns itens.

Veja a lista:

  • Armas em geral;
  • Sprays e aerossóis;
  • Artefatos explosivos;
  • Garrafas de vidro e latas;
  • Fogos de artifício e similares;
  • Apontador a laser ou similares;
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que tenham aparência de arma de fogo;
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes, etc.;
  • Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou culturais (exemplos: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas).

Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada. Além das intervenções no trânsito e das revistas, estão previstas ações de policiamento, além de reforço nos atendimentos de emergência e em delegacias específicas para registro de ocorrências.

Também haverá pontos de atendimento médico conjunto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), bem como equipes de socorro espalhadas pela área do desfile.

O evento terá 17 pontos de hidratação. Ambulantes credenciados ficarão posicionados na via de ligação do Museu da República. Não haverá venda dentro da área de segurança do desfile.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?