metropoles.com

STF suspende concurso da PMRJ que tinha só 10% de vagas para mulheres

O ministro Cristiano Zanin disse que a reserva desse percentual de vagas para aplicações femininas parece ferir o princípio de igualdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cristiano Zanin ministro STF durante sessão invasão e depredação 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Cristiano Zanin ministro STF durante sessão invasão e depredação 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o concurso para formação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), após denúncias de que o edital previa apenas 10% das vagas para mulheres. A Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha pedido o cancelamento da prova.

A PGR havia apontado os “percentuais ínfimos” para as aplicações femininas. Zanin concordou e relembrou os esforços do Brasil para o “fortalecimento dos Direitos Humanos das Mulheres”.

Zanin disse que reservar 10% de vagas para mulheres fere os princípios de igualdade, os quais proíbem diferenças salariais e de exercício de funções baseados apenas no gênero.

A suspensão teve caráter urgente, já que uma reaplicação da prova deveria ocorrer “em data próxima”. Isso porque o primeiro exame foi fraudado, como anunciou o governador do estado, Cláudio Castro (PL). O caso ainda será discutido no Plenário do Supremo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?