STF retoma julgamento da legalidade de operações policiais no RJ. Veja
Os ministros formaram maioria nessa quarta (2/2) para obrigar o Rio a adotar medidas que reduzam letalidade policial
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (3/2), às 14h, julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, que trata de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia da Covid-19.
Nessa quarta-feira (2/2), os ministros da Corte formaram maioria a favor de determinar que o estado do Rio de Janeiro elabore, no prazo máximo de 90 dias, um plano visando à redução da letalidade policial e ao controle de violações de direitos humanos pelas forças de segurança fluminenses.
Acompanhe o julgamento:
Com o placar de 6 a 0, os ministros apreciaram as 11 medidas expostas em relatório do ministro Edson Fachin, apresentado em maio do ano passado. Fachin levou o assunto ao plenário em 2021, após operação da polícia, na comunidade do Jacarezinho, deixar ao menos 25 mortos.
Nesta quarta, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Dias Toffoli acompanharam parte o voto do relator. Eles divergiram de alguns dos 11 pontos fixados por Fachin. As divergências e os votos dos outros ministros estão marcados para serem proferidos nesta quinta-feira (2/2).
Acompanhe ao vivo:
https://www.youtube.com/c/STF_oficial