metropoles.com

STF: prazo para governo ter plano de proteção a povos isolados aumenta

Ministro Edson Fachin estabeleceu, em novembro, um prazo de 60 dias para apresentação do plano. Decisão dá mais 30 dias úteis ao governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Indígenas acompanham a votação da PL 490 em frente ao STF
1 de 1 Indígenas acompanham a votação da PL 490 em frente ao STF - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, prorrogou o prazo para que o governo apresente um plano para proteger e regularizar as terras de povos indígenas isolados e de recente contato. Com a decisão, governo terá mais 30 dias úteis para elaborar o plano de proteção.

Fachin atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que fez solicitação à Suprema Corte no último dia 12, a partir de uma demanda da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Funai, por sua vez, afirmou que a prorrogação do prazo é necessária pela “complexidade dos comandos demandados, o reduzido corpo técnico e a necessidade de alocação de recursos específicos para a execução do plano determinado”.

O ministro do STF já tinha estabelecido, em novembro, um prazo de 60 dias para que o plano fosse apresentado. No pedido da AGU, o órgão argumenta que o prazo definido anteriormente coincidiu com a mudança de governo, que atrapalhou a elaboração do cronograma.

“Ocorre que a dimensão estruturante dos comandos judiciais a serem atendidos, além da imanente complexidade, a implicar a articulação de entidades com atribuições diversas, coincidiu com a referida e cogente reestruturação administrativa, o que demonstra a premente necessidade de fixação de novos prazos para o eficiente atendimento dos comandos judiciais já exarados nesta arguição”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?