metropoles.com

STF: número de golpistas mantidos em prisão preventiva sobe para 740

Alexandre de Moraes analisou audiências de 1.075 presos: 740 tiveram a prisão convertida em preventiva e 335 responderão em liberdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e ocupam o mezanino, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e ocupam o mezanino, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles - Foto: null

Subiu para 740 o número de pessoas presas preventivamente por participarem dos atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), analisou nesta quinta-feira (19/1) a situação de mais 501 golpistas presos em flagrante após o ato que resultou na destruição das sedes dos Três Poderes. Desta nova leva, 386 tiveram o flagrante convertido em prisão preventiva e outras 115 foram liberadas sob medidas cautelares.

As análises começaram na terça-feira (17/1) e chegaram a 1.075 presos. Do total, 740 tiveram a prisão convertida em preventiva e 335 responderão em liberdade, sob condição do uso da tornozeleira eletrônica e outras restrições. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nesta sexta-feira (20/1).

Os 1.459 detidos nos dias 8 e 9 janeiro passaram por audiências de custódia, que, agora, são analisadas pelo ministro da Suprema Corte. Com isso, Moraes decide quem permanece preso e quem pode responder em liberdade. Em seguida, as decisões são enviadas aos diretores do Presídio da Papuda e da Polícia Federal.

Segundo o ministro, as prisões preventivas se justificam para a garantir a ordem pública e a efetividade das investigações. Os acusados são suspeitos dos crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Os 335 que tiveram a liberdade provisória decretada terão que seguir uma lista de restrições, como o recolhimento noturno e aos finais de semana; a proibição de sair do país e de utilizar redes sociais; a suspensão do porte de arma de fogo e do registro de colecionador de armas de fogo, tiro desportivo e caça, para quem possui.

Veja a lista das pessoas que tiveram prisão preventiva decretada:

FLAGRANTES CONVERTIDOS_1901 by Daniela Santos on Scribd

Veja a lista dos que obtiveram liberdade mediante cautelares:

Concessao de Lp_1901 by Daniela Santos on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?