metropoles.com

STF: Moraes determina a extradição de 63 foragidos do 8/1 na Argentina

Todos eles são investigados na Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto Alexandre de Moraes caminhoneiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto Alexandre de Moraes caminhoneiro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Atendendo a um pedido da Polícia Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na noite dessa terça-feira (15/10), a extradição de 63 brasileiros que estão foragidos na Argentina. Todos eles são investigados na Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram as sedes do governo federal, do Congresso e do próprio Supremo.

Os brasileiros tiveram o paradeiro mapeado no país vizinho pela PF, que repassou os dados ao STF. Com isso, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, encaminhou o pedido de extradição ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça.

Em seguida, a solicitação vai ser direcionada ao Ministério das Relações Exteriores, que é o responsável por fazer o contato com as autoridades argentinas.

Investigados

Todos os alvos do pedido de extradição são investigados na Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado.

Segundo o inquérito da PF, esse grupo deixou o Brasil pela fronteira a pé ou de carro e, alegando perseguição política, buscava pedir refúgio ao governo de Javier Milei.

Há cerca de três meses, o governo argentino repassou ao Itamaraty uma lista com dados de brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro que ingressaram no país vizinho e são considerados foragidos.

No encalço de Eustáquio

Também nesta terça, Alexandre de Moraes encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em que pede a extradição do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio. O pedido foi encaminhado ao Itamaraty, que dará andamento ao processo junto ao governo da Espanha.

No Brasil, Oswaldo Eustáquio é acusado de promover e incentivar atos antidemocráticos que pediam o fechamento do STF e do Congresso e é considerado foragido da Justiça. Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes ainda determinou a inclusão do nome do jornalista na lista de procurados pela Interpol.

Eustáquio está há um ano e meio na Espanha, onde pediu asilo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?