metropoles.com

STF mantém isenção de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia

Por unanimidade, os ministros negaram embargos da União contra decisão proferida em junho. União alegou prejuízo em arrecadação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
dinheiro
1 de 1 dinheiro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão que invalidou a incidência de Imposto de Renda (IR) sobre valores recebidos a título de alimentos ou de pensões alimentícias. Em plenário virtual, os ministros rejeitaram embargos de declaração interpostos pela União contra decisão tomada pela Corte em junho deste ano. O relator, ministro Dias Toffoli, negou todos os pedidos. Os ministros o acompanharam no voto.

Toffoli respondeu à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria Geral da República, que, ao decidir pela não incidência, a Corte deu interpretação à Constituição Federal e “concluiu pela impossibilidade de o Imposto de Renda incidir sobre valores decorrentes do direito de família percebidos pelos alimentados a título de alimentos ou de pensões alimentícias”.

Assim, negou os embargos à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5422, assegurando a não incidência de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia. A decisão em plenário encerra uma disputa entre União e pensionistas que durava 7 anos.

Bitributação

Ao votar contrário à incidência do imposto sobre o benefício, o relator sustentou que a cobrança implicaria em bitributação, uma vez que os valores já são tributados em momento anterior.

O relator também considerou que o devedor dos alimentos ou da pensão alimentícia, ao receber a renda ou o provento (acréscimos patrimoniais) sujeitos ao IR, retira disso parcela para pagar a obrigação. Assim, a legislação questionada provoca a ocorrência de bitributação camuflada e sem justificação legítima, violando o texto constitucional.

Toffoli reforçou que submeter os valores recebidos a esse título ao IR representaria nova incidência do mesmo tributo sobre a mesma realidade, isto é, sobre parcela que integrou o recebimento de renda ou de proventos pelo alimentante. “Essa situação não ocorre com outros contribuintes”, analisou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?