metropoles.com

STF manda extraditar chefão do tráfico europeu que viveu em Camboriú

A Primeira Turma do STF autorizou a extradição do inglês Allan Graham, que estava preso em Santa Catarina desde 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida do STF e do Congresso Nacional
1 de 1 imagem colorida do STF e do Congresso Nacional - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição do inglês Allan Graham, apontado como chefe de uma organização criminosa de tráfico de drogas internacional. Os ministros seguiram o entendimento da relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, e a decisão foi por unanimidade.

“Aqui a extradição é instrutória. O crime pelo qual é acusado na Inglaterra é tipificado como ato delituoso nos dois países. O delito é comum, não há de se cogitar crime político, e não ocorreu a prescrição”, destacou a ministra em seu voto.

Graham estava foragido e com nome na Difusão Vermelha da Interpol, quando foi preso pela Polícia Federal, em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, em 30 de novembro de 2023.

Na ocasião, o mandado de prisão foi expedido pela Justiça britânica e validado pelo STF. Inglês, o homem é apontado como chefe de um esquema de tráfico de drogas por meio do porto de Liverpool, no norte da Inglaterra.

Segundo as investigações, mesmo condenado no Reino Unido, o homem coordenava o envio de cocaína para a Europa por portos brasileiros.Um dos pontos principais de envio era o Porto de Liverpool. A droga era enviada para outros terminais portuários.

Ao ser preso, Graham foi encaminhado ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí (SC). Agora, com a decisão do Supremo, será extraditado para o país de origem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?