metropoles.com

STF julga se contribuição atrasada conta para mínimo de aposentadoria

STF analisará se contribuição em atraso e paga após a Reforma da Previdência pode ser usada para contabilização da regra de transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
INSS Mulher inss
1 de 1 INSS Mulher inss - Foto: Reprodução

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão analisar se contribuição previdenciária em atraso e paga após a Reforma da Previdência de 2019 pode ser usada para fins de contabilização da regra de transição para aposentadoria por tempo mínimo de contribuição.

A discussão teve repercussão geral reconhecida (Tema 1329) pelo plenário Virtual do STF, ou seja, a decisão tomada pela Corte deverá ser seguida pelos demais tribunais do país. Ainda não foi agendada um dia para julgamento do mérito.

Caso concreto

O Recurso Extraordinário (RE) 1508285, apresentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), questiona decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que concedeu o direito à aposentadoria a uma mulher que, apesar de ter trabalhado, não efetuou a contribuição previdenciária antes da vigência da Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência).

Para o TRF-4, o recolhimento posterior não altera o tempo de serviço do segurado. Como os valores foram quitados após a emenda ser promulgada, o INSS alega que a contribuição previdenciária em atraso não pode ser usada para atender à regra de transição fixada pela reforma de 2019.

Ao reconhecer a repercussão geral da matéria, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que a questão constitucional é relevante e que há grande número de processos sobre o mesmo tema, o que abre o risco de decisões conflitantes. Somente no Supremo, foram identificados 91 casos semelhantes que seriam contemplados com a repercussão geral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?