metropoles.com

STF forma maioria para rejeitar denúncia contra Ciro Nogueira

A investigação analisa a suspeita dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Metrópoles
Foto colorida mostra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) - Metrópoles - Foto: Reprodução/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pelo arquivamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) nesta segunda-feira (18/12).

A investigação analisa a suspeita dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o parlamentar, tem como relator da ação o ministro Edson Fachin e foi realizada em sessão do plenário virtual.

Fachin votou pelo arquivamento da ação, e foi acompanhado por cinco ministros. São eles: Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, e Luís Roberto Barroso.

O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido. A coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, considera que a decisão do ministro não tem a ver com posicionamentos, mas por ele ser o responsável pela tese jurídica que levou à anulação de provas do acordo de leniência da Odebrecht contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Relembre a acusação da PGR

A denúncia da PGR consiste no recebimento, por meio de um assessor, de valores de R$ 7,3 milhões dos executivos do grupo Odebrecht.

A alegação é de que seria propina, e a acusação foi feita há três anos. O pagamento teria sido operacionalizado por meio do Setor de Operações Estruturadas, o departamento de propina da Odebrecht.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?