metropoles.com

STF forma maioria para negar “salvo-conduto” a Bolsonaro e Torres

Advogado contrário às investigações dos atos de 8 de janeiro pediu, no STF, habeas corpus para ex-presidente e ex-secretário de Segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Anderson Torres, então ministro da Justiça, durante reunião com Jair Bolsonaro Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Anderson Torres, então ministro da Justiça, durante reunião com Jair Bolsonaro Eduardo Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar pedido de habeas corpus feito pelo advogado Carlos Alexandre Klomfahs com o objetivo de conceder salvo-conduto ao ex-secretário de Justiça do DF, Anderson Torres e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O advogado bolsonarista, autor de outras ações nesse sentido, apresentou ao STF, em 14 de janeiro, um Habeas Corpus preventivo com pedido liminar de salvo-conduto a favor de Jair Bolsonaro e Anderson Torres ao desembarcarem no país.

Além de solicitar o trancamento do inquérito contra os dois “por ausência absoluta de indícios mínimos de autoria e materialidade, com extensão dos efeitos a todos os indiciados/condenados do referido inquérito”.

O relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski indeferiu pedido no dia 18 de janeiro: “Nego seguimento ao presente feito, nos termos do art. 21, § 1°, do RISTF, porquanto a impetração de habeas corpus em nome de terceiros, que já possuem advogados constituídos em distintos inquéritos que tramitam nesta Suprema Corte, exige autorização expressa dos pacientes, a qual não foi juntada aos autos”, disse na decisão.

Em 10 de fevereiro, a decisão monocrática entrou em Plenário Virtual para referendo. Até o momento, oito ministros acompanharam Lewandowski: Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Roberto Barroso, André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido de votar.

Na data do pedido, Torres já tinha sido preso e o Habeas Corpus se tornou inócuo. Jair Bolsonaro nem sequer pedido de prisão em seu nome tem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?