STF forma maioria para condenar mais 15 réus por atos de 8 de Janeiro
O julgamento virtual acaba nesta sexta-feira (8/3). Se não houver pedido de vista ou de destaque, o STF terá concluído 131 casos
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais 15 réus acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. As penas impostas no voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, variam, nesses casos, de 14 a 17 anos de prisão, em regime inicial fechado, além do pagamento de multa e de indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
As ações penais são analisadas individulamente no plenário virtual da Corte e o prazo final para os ministros votarem é até 23h59 desta sexta-feira (8/3).
Se não houver pedido de vista ou destaque até o fim do dia, o STF terá concluído o julgamento de 131 réus pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Hoje, são 116 condenações pela Corte.
Os julgados são acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. As defesas pedem absolvição dos réus por falta de provas.