metropoles.com

STF forma maioria para condenar mais 15 executores do 8 de Janeiro

Penas impostas pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, variam de 12 a 17 anos de prisão, para oito mulheres e sete homens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023
1 de 1 Invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais 15 réus acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As penas impostas pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, variam de 12 a 17 anos de prisão para oito mulheres e sete homens.

As ações penais começaram a ser analisadas no plenário virtual da Corte em 16 de fevereiro, e o prazo final para os ministros votarem é às 23h59, desta sexta-feira (23/2).

Até o momento, votaram pelas condenações, com as penas imputadas pelo relator, os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Cristiano Zanin e Edson Fachin também são favoráveis às condenações, mas com penas menores.

Os julgados são acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Condenações

Ao todo, o STF já condenou 86 pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro. Os ministros votaram a partir de acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

As penas foram fixadas em 16 anos e 6 meses de prisão, para 26 pessoas, em 13 anos e 6 meses de prisão, para 12 pessoas. Três réus, presos quando iam para a Praça dos Três Poderes, foram sentenciados a 11 anos e 6 meses de prisão.

Eles foram absolvidos dos crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio, pois não participaram das invasões. Como na fixação das penas nenhuma proposta obteve maioria, as sentenças foram estabelecidas com base no voto médio.

A condenação também abrange o pagamento de indenização, a título de danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 30 milhões. Esse valor será quitado de forma solidária por todos os condenados, independentemente do tamanho da pena.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?