STF envia à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro por 7/9
O relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski, perguntou ao MP se existem indícios de peculato e prevaricação para iniciar investigação
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski enviou pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à Procuradoria-Geral da República. Relator de notícia-crime apresentada pelo deputado Israel Batista (PSB-DF), o ministro quer saber se existem indícios de irregularidades em atos e nos discursos realizados por Bolsonaro nos eventos de 7 de setembro.
O parlamentar considerou no documento que condutas de Bolsonaro se enquadram nos crimes de peculato e prevaricação. Isso porque o presidente, segundo Israel Batista, teria usado de seu cargo para satisfazer interesses pessoais.
Ao enviar o documento para a PGR, Lewandowski segue ritual de praxe. O MP precisa se manifestar se há indícios para dar prosseguimento a uma investigação.
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar a responsabilidade da União na organização e realização, em possível desvio de finalidade, das celebrações do bicentenário da Independência na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (7/9).