metropoles.com

STF define a partir de quando o ICMS incidirá na assinatura de telefonia

O STF modulou efeitos para que ICMS incida sobre assinatura básica mensal sem franquia. Entenda a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
oi-telefonia-600×400
1 de 1 oi-telefonia-600×400 - Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) modulou, nesta quinta-feira (1º/12), decisão do entendimento de que o ICMS incide sobre o valor pago pelo consumidor às concessionárias de telefonia, a título de tarifa de assinatura básica mensal. Após embargos de declaração da Operadora Oi, os ministros atenderam parcialmente ao pedido e disseram que a cobrança do imposto só pode ser feita a partir de 21 de outubro de 2016.

Esta data ficou definida para que não haja cobrança retroativa à decisão da própria Corte. Ou seja, qualquer arrecadação que o Estado queira fazer diante das companhias sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente da assinatura básica mensal só pode ocorrer depois desse dia determinado.

Em 2016, o STF decidiu e firmou tese que: “O ICMS incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviços de telefonia, independentemente da franquia de minutos concedida ou não ao usuário”.

A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 912888, no qual o Estado do Rio Grande do Sul questionava acórdão do Tribunal de Justiça local (TJ-RS) favorável à Oi S/A.

A empresa sustentava que a assinatura mensal se trata de atividade-meio para a prestação do serviço de telefonia, e não do próprio serviço, sendo, portanto, imune à tributação. O relator da época, ministro Teori Zavascki entendeu que a assinatura básica é, sim, prestação de serviço, e que o ICMS poderia ser cobrado.

O então relator, que morreu em 19 de janeiro de 2017 em um acidente de avião, considerou que as empresas entram em contradição ao afirmar, em um momento, que a tarifa remunera serviço, e em outro o contrário. “Não se pode querer o melhor de dois mundos: considerar legítima a cobrança porque é serviço, e considerar que não incide ICMS porque não é serviço. É uma contradição insuperável”, disse à época da decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?