metropoles.com

STF decide nesta sexta se Estado deve indenizar morte por bala perdida

A discussão ocorre em plenário virtual do STF e deve ser concluída até as 23h59, se não houver pedido de vista ou de destaque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida de projétil no chão de concreto
1 de 1 imagem colorida de projétil no chão de concreto - Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) conclui, nesta sexta-feira (8/3), julgamento de recurso que discute se o Estado deve pagar indenização por morte de vítimas de bala perdida em operações policiais, ainda que não seja possível confirmar a origem do disparo. A análise começou em 1º/3 e é feita em plenário virtual. O prazo para a votação terminar é às 23h59.

A ação estava paralisada desde outubro de 2023, quando o ministro André Mendonça pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso, e voltou ao plenário virtual para ser concluída.

Até o momento, Edson Fachin, relator do caso, a ministra aposentada Rosa Weber e a ministra Cármen Lúcia votaram a favor para considerar que a indenização seja feita pelos governos, mesmo não havendo conclusão sobre a origem do disparo.

“Sem perícia conclusiva que afaste o nexo, há responsabilidade do Estado pelas causalidades em operações de segurança pública”, afirma Fachin, que sugeriu que a tese fosse aplicada em processos semelhantes na Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes entendeu que a responsabilização pressupõe a comprovação de que a bala partiu dos agentes do Estado.

André Mendonça e Cristiano Zanin admitem a responsabilização de morte por bala perdida, mas com a exigência de serem seguidos alguns critérios. “Perícia inconclusiva sobre a origem de disparo fatal durante operações policiais e militares não é suficiente, por si só, para afastar a responsabilidade civil do Estado”, diz o voto de Zanin.

Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso acompanharam a divergência.

O caso tem repercussão geral. Ou seja, a decisão do STF deve ser aplicada em outras análises na Justiça. O julgamento só será concluído se não houver novos pedidos de vista ou de destaque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?